Não é todo dia que entramos em um auditório em horário de aula e podemos ficar frente a frente com uma das mais importantes representantes da área de planejamento de uma das maiores agências do Brasil, como Marlene Bregman da Leo Burnett.
Em uma conversa com os professores de PIC de Propagando e os alunos do 5º semestre de comunicação social, Marlene apontou alguns fatos interessantes sobre a área da comunicação atual de nosso país, e mostrou-nos seu ponto de vista sobre alguns assuntos abordados.
A planejadora contou-nos um pouco sobre o privilégio de ter vivenciado o período de maiores mudanças na comunicação do Brasil, que se estende até os dias de hoje, contando um pouco sobre a evolução tanto dos meios de comunicação, quanto da própria comunicação em si.
Ela explicou que antigamente, dentro de uma agência nem se pensava em fazer planejamento de uma forma “separada” e profissional. O planejamento era parte do atendimento e funcionava apenas como parte do contato com o cliente da captação de informações e do repasse destas informações para outras áreas como a criação. Atualmente o planejamento se desenvolveu ao ponto de ser parte uma área extremamente importante para o sucesso de uma campanha, onde são realizados estudos e desenvolvidas estratégias.
Neste tempo outra área que também se desenvolveu bastante foi a pesquisa de mercado, que antes era feita pela própria agência de uma forma menos profissional e sem tão grande profundidade, e hoje é contratada de grandes institutos especializados em pesquisas e levadas tão a sério quanto qualquer outro estudo.
Para Marlene o período de mudanças na comunicação não chegou ao fim. Ele se estenderá por muito mais tempo, ou talvez nunca acabe, como o próprio exemplo citado em suas palavras “é como uma roupa que nunca vai ficar pronta”, e é este o desafio que a nova geração de comunicadores terá que enfrentar; descobrir como acompanhar tais mudanças e tentar se adaptar às tendências. Falando em tendências, “estamos na era da convergência”, citou Marlene Bregman. Os meios estão se desenvolvendo e a comunicação está cada vez mais próxima do consumidor, e o desafio de hoje (que não será o mesmo de amanhã), é tornar a comunicação adaptável a este meio convergente.
A este respeito também foram apresentados alguns dados, curiosos por sinal, para que nós, futuros planejadores, ficássemos atentos frente a essa nova era. Os dados, relativos ao uso emails, messengers, redes sociais e tempo de uso diário de internet no Brasil e no mundo, são dicas que valem a pena parar para estudar e entender, para que saibamos como que estamos lidando, e o que poderá nos aguardar no futuro.
Com muito humor e descontração, Marlene citou como, hoje, a FIAT conseguiu mudar sua marca, o envolvimento de toda a empresa e todos os departamentos, desde a parte de engenharia até o planejamento da agência de comunicação, que auxiliou nessa mudança. Vale lembrar a importância do planejamento em um caso como este, uma vez que os planejadores responsáveis pelo projeto devem ser seguros do que estão fazendo o suficiente para discutir como cliente que tem uma visão errônea da comunicação.
Acho que mais importante que o contato com uma profissional como Marlene Bregman é a oportunidade de comunica-se com alguém de tamanha experiência de igual para igual onde perguntas e respostas são mais opiniões e pontos de vista sendo expostos.
Muito obrigado aos professores e também à Marlene!
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