O desenho do conceito do primeiro Mini
Issigonis e sua equipe partiram do conceito à produção em dois anos, um ciclo de desenvolvimento incrivelmente curto para um carro totalmente novo. O segredo do tamanho do Mini era uma revolucionária disposição de motor. Issigonis decidiu criar um motor de montagem transversal, o que significa que ele projetou o carro de modo que o motor fosse montado de lado. Além disso ele colocou o motor na frente do carro, próximo às duas rodas dianteiras, que também eram as de tração. O peso adicional da frente do Mini deu ao carro mais estabilidade em curvas estreitas. O desenho de motor que ocupava pouco espaço permitiu que Issigonis criasse um compartimento de passageiros com mais espaço do que o previsto para um carro tão pequeno. A impressão que dá é que ele era maior por dentro do que visto de fora.
O pequeno carro também possuía um velocímetro (em inglês) central, rodas pequenas (posicionadas nos cantos do veículo, dando a ele um "ar de buldogue") e poucos acessórios. Leonard Lord viu a segunda geração de protótipos e decidiu produzir o Mini em larga escala. Em agosto de 1959, os primeiros Minis saíram das linhas de montagem e caíram nas mãos dos motoristas britânicos.
Em 1961, um construtor de carros de corrida chamado John Cooper se aproximou da BMC com a intenção de alterar o Mini para transformá-lo em um carro de corrida viável. Issigonis se opôs, pois achava que o Mini deveria ser um carro para todos. Cooper decidiu passar por cima de Issigonis e recebeu a bênção da BMC. O resultado da parceria foi o primeiro Mini Cooper, um carro que venceu diversas corridas, incluindo três vitórias no rali de Monte Carlo. Em 1963, Cooper fez mais alterações no desenho do motor e na carroceria. Ele chamou sua versão potenciada de Mini Cooper S.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiYqIsKSJZ8g8ZQToAxaeqL_aOhVVfiOMPTQT0-0BhkALBjVE6KUZqGK7XbjXNe1Zvb43Zp5bo19P1igCElUBFLzTEFTU8a-WdwyF97-VeYAiOE4LEYYMUlJi0szPyXswQTqL8ZJ2XvIr4/s320/mini-cooper-3.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário