quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dez anos depois...

Primeiramente a tendência das agências para 2019 é que sejam totalmente familiarizadas com o meio online. A internet será intrínseca na vida das pessoas, por isso as agências devem ver o meio com a mesma importância dos demais. Novos horizontes surgiram no mundo da web, e as mídias sociais se tornarão fundamentais e terão uma penetração e share gigantes.

Além disso, a comunicação será de fato integrada. Uma ação será planejada ao mesmo tempo para todos os meios, para que a campanha toda se complemente e se converse. Isso também acontecerá com as agências, que serão 360°, generalistas e conhecedoras de todas as mídias. Além de internamente integradas: criação, planejamento, atendimento, mídia, etc , atuaram como uma grande corrente, conectada em busca de resultados.

Os resultados e o cliente serão a maior preocupação das agências em 2009. O negócio do cliente se tornará o maior foco do negócio da agência, que medirá a todo o momento o sucesso da campanha baseado no número das vendas.

Quanto ao cliente, estará cada vez mais exigente, por isso a agência será quase como uma unidade de negócios da empresa que trabalha pelas mesmas metas. A tendência é que as agências tenham verdadeiros QGs nos clientes, e sejam vistas como parte da empresa e um parceiro importante.

As agências terão que se tornar multifacetadas, ou seja, ser ao mesmo tempo criativas e cheia de inovadoras soluções de comunicação, mas também racionais, pensando e atuando conforme o modelo de negócio de seus clientes pede.

Outro ponto é a peso enorme que a responsabilidade social terá nas campanhas e ações. As agências terão que começar a agir em pró do planeta, por isso é tendência que os meios que exigem, por exemplo, o papel, comecem a não ter prioridade nas campanhas. Essa tendência será ainda mais reforçada pelo uso da internet.

Nenhum comentário: