O bate-papo com Marlene Bregman, diretora de planejamento da Leo Burnett, teve como principal tema discutido as mudanças que estão acontecendo e irão acontecer no mundo da comunicação. O problema abordado foi a fase de “incerteza” que atinge as agências de publicidade. Como a própria Marlene disse, o mundo está vivendo um forte aceleramento da evolução tecnológica, e as agências precisam “ajustar esse modelo ao seu corpo”. Para nos dar uma idéia do avanço que aconteceu no mercado da propaganda e das tecnologias que foram se tornando disponíveis, a diretora descreveu sua trajetória profissional e como a tecnologia fez parte dela, explicando até como funcionava um Telex. Marlene apresentou, também, diversos números relativos à mídia digital, revelando a enorme participação do Brasil nesse meio, confirmando a importância de investir nele.
Sobre esse mesmo tema, Marlene indicou a leitura do livro “Cultura da Convergência”, de Henry Jenkins. A planejadora comentou, também, da importância da TV aberta no Brasil (mais especificamente da Rede Globo), e como ela ainda será importante para a propaganda por muitos anos no nosso país (mesmo com a invenção de aparelhos como o Tivo).
No entanto, na minha opinião, a parte mais interessante da conversa foi a discussão sobre as diferenças entre o atendimento e o planejamento. Não sei se é porque sou estagiário de atendimento, mas gostei muito da definição de qual é o trabalho do profissional de atendimento. De acordo com Marlene, o atendimento deve conhecer o negócio do cliente tanto quanto o próprio cliente. Achei isso muito interessante pois, se isso realmente acontecesse, muitos processos (principalmente processos de ajustes de materiais) seriam pulados, considerando que o atendimento já poderia prever a opinião do cliente sem mesmo ter falado com ele.
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