quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Camaleões


Na aula passada de PIC de Propaganda nos foi pedido para postar aqui no blog um texto abordando o tema “O Futuro das Agencias de Publicidade”, dando continuidade ao trabalho desenvolvido em sala. Segue abaixo a compilação de minhas suposições, baseadas em estudos, aulas, vivencia, feeling, opinião própria.

         Acredito que as agências, e não num futuro tão distante, terão de ser muito mais eficientes, ou seja, entregar bons resultados num menor espaço de tempo e alocando menos recursos. Para isso, os departamentos deverão trabalhar de uma forma integrada, todos contribuindo em todas as etapas do processo. As áreas que deverão trabalhar lado a lado, principalmente, serão Atendimento e Planejamento.

A solução encontrada para o briefing deverá agregar valor à marca, construindo uma relação com o consumidor. Aliás, essa relação não é mais a mesma, já se tornou interativa. Ou seja, o consumidor não é um agente passivo; ele responde, critica, elogia, questiona, divulga.

         Levando estes fatores em consideração, e estando ciente de que o consumidor pode buscar informações sobre os produtos em diversos locais, que na sua maioria não são de controle da empresa, a comunicação deverá ser transparente e verdadeira, já que qualquer falsidade ou “ meia-verdade”pode ser descoberta e gerar uma onda negativa contra o anunciante.

         Em relação a investimentos em mídias tradicionais, como TV, jornais, revistas, acredito que continuará crescendo, porém, a comunicação será feita de uma forma mais direcionada, focada. As “non media” e as  novas mídias, como na Internet e celular, ganharão muito mais espaço. E, principalmente, a comunicação, independente do meio em que for veiculada, terá de ser diferente, inusitada, gerar algum tipo de conexão emocional, interagir com o consumidor, se não quiser se tornar “paisagem”.

         As mudanças, portanto, serão muitas. Os profissionais da área, deverão, mais do que nunca, estar ligados às novas tendências, e estarem preparados para aderi-las e se reinventarem constantemente.

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