sábado, 7 de novembro de 2009

O futuro das agências

Opiniões sobre o futuro das agências de comunicação são cada vez mais freqüentes em fóruns de discussões, blogs e sites. E, é verdade que a globalização traz mudanças significativas nas ideologias, costumes e, principalmente, cultura de um povo. Discutir sobre o futuro de uma agência de publicidade, ou melhor, de comunicação é complexo. Por quê? Porque a sociedade é o foco desse ramo, são as pessoas que decidem seu sucesso/fracasso, sua inovação/desaparecimento. Todo o trabalho está relacionado aos sentimentos, emoções, pensamentos e opiniões das PESSOAS. E isso é imprevisível. O que pode ser relatado são tendências. Dessa forma, acredito que a publicidade não irá desaparecer completamente, mas as verbas destinadas às agências serão reduzidas e aplicadas a outras ferramentas de comunicação, como o ambiente interno de uma empresa. Por exemplo, um funcionário tem a responsabilidade de atender e zelar a imagem da empresa quando está em contato direto com o cliente. O funcionário não só auxilia na “troca” como faz parte dela. Sem a contribuição dele, não haveria compra.
Claro que devemos ter em mente todos os papéis que uma agência pode exercer e não podemos esquecer também que toda ação de comunicação é realizada a partir de um problema/objetivo de marketing.
Assim, o que ocorrerá será a diversificação de ferramentas de comunicação dependendo dos desejos das empresas. Com a concorrência cada vez mais acirrada entre as agências, aquela que melhor se preparar e se adaptar às vontades do cliente, ou melhor, da sociedade sairá na frente. A pergunta é: o que meu cliente poderia questionar sobre essa campanha? Qual resposta poderia dar nesse caso? O que poderia melhorar? Ter as cartas na mão para uma possível crítica ou pedido.

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