Pesquisando na internet, pude observar que o futuro das agencias está totalmente ligado ao surgimento de novas mídias, bem como a necessidade das mesmas de se tornarem cada vez mais multidisciplinares. Segundo José Roberto Whitaker Penteado, existe cada vez mais uma necessidade de as agências de publicidade integrarem seus departamentos, fazendo com que eles se tornem cada vez mais um corpo único. Essa dificuldade, somada ao fato de que a área de marketing das empresas está disponibilizando cada vez menos verba, é o grande desafio para as agências de hoje e do futuro.
Vejo também a pressão pela excelência no menor espaço de tempo possível, como uma obrigação para as agências do futuro. Com um mercado cada vez mais concorrido, é fundamental que as agências consigam se diferenciar, se destacando quanto sua eficiência e integralidade. Não há como deixar de abrir espaço para as novas mídias que surgem com uma velocidade cada vez maior, e assim conseguir suprir a demanda de uma gama de clientes cada vez mais extensa.
Outro ponto, já citado por José Whitaker em meu texto, é a necessidade de que os profissionais de todos os setores sejam cada vez mais integrados. Acredito que daqui a alguns anos, as agências serão um corpo único, onde todos os funcionários sejam capazes de elaborar todos os passos de um processo, fazendo com que não haja mais as áreas que hoje existem (atendimento, planejamento etc).
Acredito portanto, que o mercado das agências de publicidade será cada vez mais concorrido, e certamente quem se adequar as novas mídias que vem surgindo, integrar seus funcionários e funções e acompanhar as necessidades diferentes que seus clientes terão ao longo do tempo, conseguirá se sobressair frente seus concorrentes. Certamente, no futuro, só os mais fortes “ainda” sobreviverão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário